Médici desistiu em 1975 quando "elegeu" Ernesto Geisel para a presidência. Geisel e Golbery então começam o desmanche do regime. As forças armadas eram - e ainda devem ser - divididas entre a Linha Dura e Liberais (também conhecidos como Castellistas). A linha dura toma o poder em 1968 e, com a morte de Castello Branco, ficou sem oposição interna. Foi Médici quem - não sei porque - entregou o poder nas mãos dos Castellistas. Gláuber Rocha, na época, publica um texto na revista Veja com o título Abaixo a Mistificação onde prevê que por Geisel ser Luterano e Golbery um gênio, o regime iria terminar a "a história recomeçar". Glauber Rocha perdeu os últimos amigos por causa da carta - o maior diretor do cinema brasileiro e influência importante do novo cinema alemão dos anos 70 (Win Wender, Werner Herzog, Rainer Werner Fassbinder ...) foi cancelado e, 10 anos depois, vindicado: ele estava correto! www.dopropriobolso.com.br/index.php/artes-visuais/51-cinema/1164-abaixo-a-mistificacao
Documentário muito bom,era o que eu procurava pra entender a Crise da Hiperinflação dos anos 70 e 80. Do Milagre econômico do Governo Médici,auge da Ditadura Militar até o fim dela em 1985 com uma Hiperinflação.
Excelente documentário! Por favor, faça mais documentários imparciais desse tipo, para assim todos os fanáticos de ambos os lados poderem assistir de mente aberta e se tornarem menos imbecis.
@@rafaelvilas4230 como o nome diz "A história contada por quem a fez". vc queria quem dando depoimento sobre a economia no período militar? Lênin, Marx e Trotsky?
@@ReNaNLFJB Por isso mesmo não é imparcial (e foi esse o ponto do Rafael) . Por que eles criticariam o governo do qual participaram? Também estou achando um excelente documentario, mas acredito que é nosso dever buscar mais de uma fonte de informação antes de formar opinioes. Inocencia achar que as pessoas são imparciais, cada um tem seu valor moral e vai defender o lado que se indentificar mais.
Esta imparcial sim, mesmo no video anterior disse q o desenvolvimento cultural era zero, embora a economia estivesse excelente e nesse mostrou claramente que no fim da ditadura a economia se perdeu novamente, nao entendo onde esta a parcialidade
Quem idealizou essa série está de parabéns. Realmente muito boas. Fato é que devia estar passando na netflix, na tv aberta e em outros canais fechados, além, é claro, de estar passando nas escolas. Realmente muito bom. Parabéns.
Q legal q vc curtiu! E obrigada pelo elogio!! Passou no Futura e na TV Cultura. E é exibido em muitas faculdades, inclusive em cursos d economia da USP. Legal, né? Disponibilizamos pra faculdades e escolas em alta resolução gratuitamente.
SEM ANÚNCIOS! Cultura Maior e Louise Sottomaior disponibilizam documentários e séries gratuitamente no canal. Gostou? Dê um like, comente, compartilhe, assine. Se puder, contribua: PIX: cultmaior@gmail.com Apoia.se/LouiseSottomaior Patreon.com/LouiseSottomaior
De tão boa a série da até para desconfiar da generosidade destes economistas, intelectuais e de alguns políticos nesta contribuição imensurável à educação econômica e histórica no país em tempos de necessidade de informações objetivas, honestas e bem resumidas, digamos assim. Muito bem produzido e dinâmico. Parabenizo os realizadores, produtores e patrocinadores. Gostaria de ter visto antes, não agora em pleno 2022.
Que delicia ouvir esse elogio, Ronaldo. Obrigada!!! Na verdade, defendemos q é uma obra coletiva. Todas as brasileiras e brasileiros contribuíram para financiar a obra. Acreditamos q, portanto, ela deve ser disponibilizada gratuitamente. Essa é a visão da produtora (Cultura Maior) e da diretora. Infelizmente nem todas as produtoras pensam assim. Obrigada por valorizar. Beijos
O Brasil sempre teve grandes economistas, grandes homens porém, o Brasil até hj nunca conseguiu fazer um planejamento a longo prazo como na educação, no saneamento básico, na educação. A concentração de renda ainda continua muito evidente no país
Caraio, eu não vou mentir não, mas isso vai alem do que você pensaria conhecer sobre a historia politica brasileira, nunca pensei que fosse necessário uma coisa dessas, só acontecimentos doido heheheh
Ao invés de investir em ferrovias para o transporte de mercadorias se intensificou a construção de mais estradas de rodagem. As estradas que necessitariam de mais veículos movidos a petróleo e consequentemente piorou a qualidade do ar nas grandes cidades.
Ela é graduada em jornalismo com foco em economia. " Em 1996, ela passou a ser comentarista de economia do Jornal Hoje ao lado de Fátima Bernardes. Após a saída do JH, Miriam focou na área econômica e se tornou colunista de economia do Bom Dia Brasil, assumindo função que era de Ana Paula Padrão. Em 2003 ela assumiu o Espaço Aberto Economia, substituindo Joelmir Betting que havia sido demitido por participar de comercial." Além disso, nada melhor para falar de ditadura que alguém que mesmo grávida foi torturada fisicamente e psicologicamente por militares.
A agricultura foi beneficiada com o crédito subsidiado. por muitos anos isso ajudou o Brasil a sair do buraco e se não fosse isso a gente estaria sendo importadores de alimentos até os dias atuais.
Rainha da Holanda andava de bicicleta para economizar gasolina e por aqui os políticos e até mesmo o presidente andava de carro chamado Landau que fazia só 4km por litro.
@@Ric3050 O 2º PND do Geisel não deu certo. E depois ainda veio a história da lei da informática...os militares, com exceção de Castelo Branco, fizeram uma gestão temerária da economia e criaram as condições para hiperinflação dos anos 80.
Em 1985, o PT expulsou 3 deputados - Airton Soares, Bete Mendes e José Eudes - porque votaram em Tancredo Neves. Mesmo assim, um monte de gente - inclusive eu - continuou acreditando no partido. Só em 2003 com a reforma da previdência e com as demissões de Luis Eduardo Soares e Cristovam Buarque eu consegui enxergar.
Todo crescimento é artificial, pois a economia é obra dos homens, dos seus artifícios, essa é a definição da palavra artificial, o que é feito pela mão dos homens, não pela natureza. A economia se fundamenta na ação e decisão dos homens.
O "crescimento artificial" se dá pela injeção de dinheiro, nesse caso de credito, na economia sem haver uma garantia desse dinheiro. É capital sem trabalho. Por que você acha que anos depois houve uma inflação dantesca. Um crescimento econômico saudável envolve responsabilidade com as contas públicas, aliada com o aumento da produtividade dos setores econômicos.
A minha geração iniciou a vida pagando a conta da hiperinflação e da dívida externa. E na época não existiam muitos serviços públicos. As universidades ainda eram as mesmas da década de 60 (agora ocupadas pela classe média alta que podia pagar cursinhos preparatórios caríssimos). A população já havia duplicado. Não existia SUS. O analfabetismo era de 43% entre os maiores de 45 anos. O Brasil era o país dos desdentados. O salário mínimo era miserável como nunca antes. É muito engraçado ver esses senhores falando "foi um desastre, foi uma tragédia". É importante lembrar que nenhum destes senhores do vídeo sentiu de verdade o peso do desastre. Todos eles continuaram com seus filhos nas melhores escolas, com férias na Disney, carro novo. Alguns deles fizeram boa grana justamente com esse desastre - por exemplo investindo no "overnight". Também é curioso ver como eles colocam toda a culpa do desmilagre econômico (74 em diante) nas causas externas. Como se não tivesse sido uma escolha dos nossos governantes abandonar a malha ferroviária e apostar todas as fichas no desenvolvimento baseado no petróleo (atandendo o "alinhamento" com o primo rico do norte). Enfim, quando há desenvolvimento, o sucesso é nosso. Quando vem o fracasso, a causa é exterior. Outra coisa que me lembro bem: FMI entrava aqui e dizia em que o estado podia gastas dinheiro e com isso nos atrasou décadas em termos de educação. FMI aplicava noeliberalismo e austeridade de primeiro mundo aqui na banânia. O resultado desse desastre que era o Brasil dos anos 80 pode ser visto aqui: ruclips.net/video/kOzGFJZZVe8/видео.html
A analogia da constas do Estado com as contabilidade familiar é pratica mas é mas carrega um erro grave: família nenhuma tem Banco Central nem a capacidade de emprestar com a menor taxa de juros do mercado. No Reino Unido, depois do segundo choque do petróleo, havia blackouts rotativos.
Anos 70,aqui em manaus, era uma ignorância, estrema, eu não tinha um banheiro decente, e achava normal, não intendi à nada de nada, era pura ignorância. Tudo que o politico falavam era o certo, ete hoje é assim, somos manipulados, aluisio leão manaus am brasill
Estes economistas contribuíram muito para o desastre em que se tornou o Brasil, na segunda metade do século XX. Percebam que quebrar monopólios, particularmente do IRB e abertura do mercado segurador para poupança interna, nem é aventado por estes " iluminados". Eu nem sei o que dizer sobre o cinismo desta gente.
Fácil, Getúlio Vargas criou as estatais para que fossem enxutas, ou seja, o lucro delas seria para investir nas próprias e que não fossem inchadas de funcionários, mas os militares mudaram isso td durante a ditadura, as estatais teriam que dar lucros e transformaram as estatais em cabides de emprego e isso perdura até hj, o que o governo arrecada, a maior parte e para a folha de pagamento do funcionalismo publico, e graças a isso que td quer fazer concurso.
Porque a produção de petróleo da Petrobrás era insuficiente para suprir a demanda por consumo da população e dos setores econômicos (Sobre tudo a indústria),durante o milagre econômico do regime militar.
@@joaosilvaa1000 é correto chamar de golpe pq não cumpriu oque prometeu, e não pediu opinião ou qualquer tipo de consulta ao povo, se levarmos essa sua linha de pensamento a finco podemos dizer que em 1889 não foi um golpe e sim "revolução"
Usar o orçamento familiar pra equiparar ao orçamento público é canalhice intelectual pura. A família não administra a taxa de juros que atualiza a sua divida, muito menos imprime a moeda que usa pra pagar.
Finalmente achei alguém comentando isso aqui! Sempre tem esses economistas neoliberais usando esse falso paralelo com o orçamento de uma família comum pra justificar arrochos e cortes, que sempre estouram na classe mais sofrida.
A rejeição à Miriam Leitão eu até entendo, haja vista que ela não é economista nem exerceu cargo como tal, mas o Meirelles é um dos maiores expoentes da economia brasileira e participou ativamente da construção da nossa história econômica (excelentes capítulos, diga-se de passagem).
O Brasil ainda é péssimo em geração de dados. Temos dados mas na maioria das vezes são insuficientes e não se sabe nada. Se isso não é feito sempre um país executor e não planejador com ações de médio e longo prazos.
Uma pergunta que não quer falar: Nesta mesma época Korea ,Taiwan e Singapura decolaram para o time dos países desenvolvidos. Eles tem ZERO reservas de petróleo e matérias primas. O UK descobriu petróleo nesta época e não se deu muito bem nos anos oitenta. Não seria a crise do petróleo um tremendo bode expiatório para outros problemas????
Somente medalhões da economia que nada fizeram ou deixaram de bom pra história do Brasil... muito triste ficar ouvindo a ladainha destes trastes... Não tem um que se salve... ave Maria!!!
Documentário muito bom, porém infelizmente vem a Mirian Leitão? no mesmo nível dos demais entrevistados. Quem foi Mirian leitão para o País? Para a economia brasileira? Vascilaram feio
Como assim surpresa por ter que governar o Brasil "de repente"? Você não era o Vice, Sarney? Achou que Vice fazia o quê? Afinal, pq o Tancredo escolheu logo o Sarney para ser vice?
Oi, @Marcos Fontes. Esta história foi contada outras vezes, sim, por Sarney e por ministros presentes. Há, inclusive, textos deles e entrevistas gravadas...
Srta M.LeiT40 dizendo dos governos que deixou para o então presidente Sarney: “_terra arrasada”! De fato! Mas ela é turma “do bem” fariam diferente ao cenário apresentado naqueles anos? Ou o recorte da entrevista dela não obtivemos mais depoimentos!
No geral a série é boa por trazer "justificativas" dos players de ocasião mas no fim ninguém fala mal de ninguém além dos militares que não estão aí pra se defender. E dá-lhe keynesianismo e socialismo.
"Não é que os militares saíram do poder, eles desistiram do poder". Genial
Quero ver alguma outra ditadura fazer isso
Şçmnuut42üazxcvvhnklığöpojht32qazxcvhnkşş.mvcs2ryoöəıloknbvczaa12dxvbi9əö865321aZcbklə
Tbm curti essa frase , por isso acabou se concretizando um Regime Militar.
Médici desistiu em 1975 quando "elegeu" Ernesto Geisel para a presidência. Geisel e Golbery então começam o desmanche do regime. As forças armadas eram - e ainda devem ser - divididas entre a Linha Dura e Liberais (também conhecidos como Castellistas). A linha dura toma o poder em 1968 e, com a morte de Castello Branco, ficou sem oposição interna. Foi Médici quem - não sei porque - entregou o poder nas mãos dos Castellistas.
Gláuber Rocha, na época, publica um texto na revista Veja com o título Abaixo a Mistificação onde prevê que por Geisel ser Luterano e Golbery um gênio, o regime iria terminar a "a história recomeçar". Glauber Rocha perdeu os últimos amigos por causa da carta - o maior diretor do cinema brasileiro e influência importante do novo cinema alemão dos anos 70 (Win Wender, Werner Herzog, Rainer Werner Fassbinder ...) foi cancelado e, 10 anos depois, vindicado: ele estava correto!
www.dopropriobolso.com.br/index.php/artes-visuais/51-cinema/1164-abaixo-a-mistificacao
Eu gostei da frase: "o maestro foi embora e levou a partitura"
Que legal em. Parabéns pelo ótimo e belo conteúdo!!
Documentário muito bom,era o que eu procurava pra entender a Crise da Hiperinflação dos anos 70 e 80. Do Milagre econômico do Governo Médici,auge da Ditadura Militar até o fim dela em 1985 com uma Hiperinflação.
Inimaginável a Mirian abraçada a uma bandeira do Brasil.
Muito bom esse documentário. Parabéns pelo trabalho
Excelente documentário! Por favor, faça mais documentários imparciais desse tipo, para assim todos os fanáticos de ambos os lados poderem assistir de mente aberta e se tornarem menos imbecis.
Imparcial: um documentario feito por economistas que participaram da ditadura militar..
@@rafaelvilas4230 como o nome diz "A história contada por quem a fez". vc queria quem dando depoimento sobre a economia no período militar? Lênin, Marx e Trotsky?
@@ReNaNLFJB Por isso mesmo não é imparcial (e foi esse o ponto do Rafael) . Por que eles criticariam o governo do qual participaram?
Também estou achando um excelente documentario, mas acredito que é nosso dever buscar mais de uma fonte de informação antes de formar opinioes. Inocencia achar que as pessoas são imparciais, cada um tem seu valor moral e vai defender o lado que se indentificar mais.
IMPARCIAL KKKKKKKKKKKK
Esta imparcial sim, mesmo no video anterior disse q o desenvolvimento cultural era zero, embora a economia estivesse excelente e nesse mostrou claramente que no fim da ditadura a economia se perdeu novamente, nao entendo onde esta a parcialidade
Confesso que me emocionei quando explicou sobre "década perdida"...filho de família humilde sofri na carne😢😢😢😢😢😢
Quem idealizou essa série está de parabéns. Realmente muito boas.
Fato é que devia estar passando na netflix, na tv aberta e em outros canais fechados, além, é claro, de estar passando nas escolas.
Realmente muito bom.
Parabéns.
Q legal q vc curtiu! E obrigada pelo elogio!!
Passou no Futura e na TV Cultura. E é exibido em muitas faculdades, inclusive em cursos d economia da USP. Legal, né?
Disponibilizamos pra faculdades e escolas em alta resolução gratuitamente.
SEM ANÚNCIOS!
Cultura Maior e Louise Sottomaior disponibilizam documentários e séries gratuitamente no canal.
Gostou? Dê um like, comente, compartilhe, assine.
Se puder, contribua:
PIX: cultmaior@gmail.com
Apoia.se/LouiseSottomaior
Patreon.com/LouiseSottomaior
Excelente documentário. Imparcial e em uma linguagem simples. Parabéns
De tão boa a série da até para desconfiar da generosidade destes economistas, intelectuais e de alguns políticos nesta contribuição imensurável à educação econômica e histórica no país em tempos de necessidade de informações objetivas, honestas e bem resumidas, digamos assim. Muito bem produzido e dinâmico. Parabenizo os realizadores, produtores e patrocinadores. Gostaria de ter visto antes, não agora em pleno 2022.
Que delicia ouvir esse elogio, Ronaldo. Obrigada!!!
Na verdade, defendemos q é uma obra coletiva. Todas as brasileiras e brasileiros contribuíram para financiar a obra. Acreditamos q, portanto, ela deve ser disponibilizada gratuitamente.
Essa é a visão da produtora (Cultura Maior) e da diretora.
Infelizmente nem todas as produtoras pensam assim.
Obrigada por valorizar.
Beijos
Estou estudando para a ANPEC através deste documentário,, muito obrigado aos idealizadores e produtores.
👏👏👏👏👏👏👏👏 muito bom!!!!
Obrigada, Ana Maria 😃
nunca canso deassistir essa serie kkk
Linda! Obrigada por estar aqui!
Documentário excelente... sem palavras...
Que delicia recebe sua mensagem, Anderson! Obrigada!
Que série interessantíssima! Muito boa!
Essa série é muito boa (e um pouco revoltante).
Tirando a parte que aparece o senhor que tanto mal fez ao Maranhão, o resto é de excelente qualidade.
Quem?
@@annesandim Sarney
Obrigada chuchu
Disponha 👍
esse diabo nem deveria estar vivo
que documentário maravilhoso 👏👏👏
Obrigada pelo elogio, Rafael! Que legal q vc curtiu!
Serie excelente.
Obrigada, André!
Série fantástica! Muito bem feita!!
:D Obrigada, José Ricardo Santos!
Ver a história da década de 80, a década perdida, é ver o paralelo que a Argentina vive até hoje. Parece que eles não sairam da década de 80.
O futebol deles é melhor que o nosso de longe
Grande bosta @@brkm3
Engraçado, em 1985 Tancredo sobe a rampa do Planalto num caixão e 31 anos depois o Temer acorda e sai do caixão pra governar. 🤔
Não é por acaso que o chamavam de presidente " vanpirao " .
Daí vem o "collor" 2... vestido de palhaço!!! 😁😁😁 só está faltando um Fiat Elba... 🙄
@rafa11 😂😂😂
Quanta crise! Não fazia ideia que o mundo viveu algo desse tipo. inimaginável hoje em dia juros americanos a mais de 12%.
Doc extraordinário!
Parabéns. Muito bom. Muito bom mesmo.
Tirando a parte da Mirian Leitão abraçada na Bandeira.
"Devo, não nego, pago quando puder." Esse era o lema da época. 😟
Excelente documentário!!!
Muito bom o documentário! Estou no aguardo dos próximos .
Obrigada pelo elogio, Bruna. Veja Do Real à Ruína. O trailer tá aqui no canal
Obrigada pelo elogio, Bruna. Veja Do Real à Ruína. O trailer tá aqui no canal
Excelente...
Very good
O Brasil sempre teve grandes economistas, grandes homens porém, o Brasil até hj nunca conseguiu fazer um planejamento a longo prazo como na educação, no saneamento básico, na educação. A concentração de renda ainda continua muito evidente no país
Colocar cada um falando um pedacinho é doidera... Parece um clip...
Muito bom!
Q legal q vc gostou, Caio! Obrigada pelo elogio!
Gostei muito do Documentário.
Quatrocentas estatais!!! Uma por semana!!! Que orgia!!!!
E ainda dizem que os militares eram "de direita"
Série excelente, pessoas que participaram ativamente da história.
Quando continua? Excelente trabalho, parabéns!
Like 14
Caraio, eu não vou mentir não, mas isso vai alem do que você pensaria conhecer sobre a historia politica brasileira, nunca pensei que fosse necessário uma coisa dessas, só acontecimentos doido heheheh
😂
Ao invés de investir em ferrovias para o transporte de mercadorias se intensificou a construção de mais estradas de rodagem. As estradas que necessitariam de mais veículos movidos a petróleo e consequentemente piorou a qualidade do ar nas grandes cidades.
otimo conteúdo!
Obrigada, Lukaz
Não sei oq a Miriam Leitão ta fazendo num documentário tão bom sobre a economia brasileira.
Ela é graduada em jornalismo com foco em economia. " Em 1996, ela passou a ser comentarista de economia do Jornal Hoje ao lado de Fátima Bernardes. Após a saída do JH, Miriam focou na área econômica e se tornou colunista de economia do Bom Dia Brasil, assumindo função que era de Ana Paula Padrão. Em 2003 ela assumiu o Espaço Aberto Economia, substituindo Joelmir Betting que havia sido demitido por participar de comercial." Além disso, nada melhor para falar de ditadura que alguém que mesmo grávida foi torturada fisicamente e psicologicamente por militares.
A agricultura foi beneficiada com o crédito subsidiado. por muitos anos isso ajudou o Brasil a sair do buraco e se não fosse isso a gente estaria sendo importadores de alimentos até os dias atuais.
Opa! E a reserva de mercado, que impediu o desenvolvimento da indústria de informática. Leia se : beneficiar o monopólio: Itautec.
Rainha da Holanda andava de bicicleta para economizar gasolina e por aqui os políticos e até mesmo o presidente andava de carro chamado Landau que fazia só 4km por litro.
FÃ
SOU MUITO FÃ SEU LOI SE SOTOMAYOR
:D Uau! Obrigada, Pedro Vítor!
Ver o Delfim Neto tentando se justificar é IMPAGÁVEL... rsrsrs
Claramente em modo defensivo hahaha. Mas acho que ele tem razão em algum nível.
O que seria injustificável, os empréstimos? O 2o PND de Geisel deu muito certo. O golpe de juros dos EUA era imprevisível.
@@Ric3050
O 2º PND do Geisel não deu certo. E depois ainda veio a história da lei da informática...os militares, com exceção de Castelo Branco, fizeram uma gestão temerária da economia e criaram as condições para hiperinflação dos anos 80.
@@Ric3050 Não houve golpe nenhum, os contratos que foram mal feitos ao considerar juros flutuantes.
Acredito que analisar replay e fácil, não tinha Internet.
Em 1985, o PT expulsou 3 deputados - Airton Soares, Bete Mendes e José Eudes - porque votaram em Tancredo Neves. Mesmo assim, um monte de gente - inclusive eu - continuou acreditando no partido. Só em 2003 com a reforma da previdência e com as demissões de Luis Eduardo Soares e Cristovam Buarque eu consegui enxergar.
5:45 Mas um crescimento artificial. Em algum momento alguem teve de pagar a conta. Adivinha quem?
Todo crescimento é artificial, pois a economia é obra dos homens, dos seus artifícios, essa é a definição da palavra artificial, o que é feito pela mão dos homens, não pela natureza. A economia se fundamenta na ação e decisão dos homens.
O "crescimento artificial" se dá pela injeção de dinheiro, nesse caso de credito, na economia sem haver uma garantia desse dinheiro. É capital sem trabalho. Por que você acha que anos depois houve uma inflação dantesca. Um crescimento econômico saudável envolve responsabilidade com as contas públicas, aliada com o aumento da produtividade dos setores econômicos.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Seu Delfim, esse camarada era pra estar preso.
A minha geração iniciou a vida pagando a conta da hiperinflação e da dívida externa. E na época não existiam muitos serviços públicos. As universidades ainda eram as mesmas da década de 60 (agora ocupadas pela classe média alta que podia pagar cursinhos preparatórios caríssimos). A população já havia duplicado. Não existia SUS. O analfabetismo era de 43% entre os maiores de 45 anos. O Brasil era o país dos desdentados. O salário mínimo era miserável como nunca antes. É muito engraçado ver esses senhores falando "foi um desastre, foi uma tragédia". É importante lembrar que nenhum destes senhores do vídeo sentiu de verdade o peso do desastre. Todos eles continuaram com seus filhos nas melhores escolas, com férias na Disney, carro novo. Alguns deles fizeram boa grana justamente com esse desastre - por exemplo investindo no "overnight". Também é curioso ver como eles colocam toda a culpa do desmilagre econômico (74 em diante) nas causas externas. Como se não tivesse sido uma escolha dos nossos governantes abandonar a malha ferroviária e apostar todas as fichas no desenvolvimento baseado no petróleo (atandendo o "alinhamento" com o primo rico do norte). Enfim, quando há desenvolvimento, o sucesso é nosso. Quando vem o fracasso, a causa é exterior. Outra coisa que me lembro bem: FMI entrava aqui e dizia em que o estado podia gastas dinheiro e com isso nos atrasou décadas em termos de educação. FMI aplicava noeliberalismo e austeridade de primeiro mundo aqui na banânia. O resultado desse desastre que era o Brasil dos anos 80 pode ser visto aqui: ruclips.net/video/kOzGFJZZVe8/видео.html
Ótimo comentário!
Muito bem colocado
👏👏👏👏👏
A analogia da constas do Estado com as contabilidade familiar é pratica mas é mas carrega um erro grave: família nenhuma tem Banco Central nem a capacidade de emprestar com a menor taxa de juros do mercado.
No Reino Unido, depois do segundo choque do petróleo, havia blackouts rotativos.
esperando de 2015 a 2022
Olha aqui no canal: DO REAL À RUÍNA
O bom é que Tancredo não viu o Aécio na política
kkkk
Quem consegue imaginar ai a Miriam Leitão presa, abraçada com a bandeira do Brasil?
Tirando os comentários da Miriam Leitão o documentário é bom.
Uma picareta com certeza
Hahahahahhaah eu ia comentar isso
Verdade
Anos 70,aqui em manaus, era uma ignorância, estrema, eu não tinha um banheiro decente, e achava normal, não intendi à nada de nada, era pura ignorância. Tudo que o politico falavam era o certo, ete hoje é assim, somos manipulados, aluisio leão manaus am brasill
Estes economistas contribuíram muito para o desastre em que se tornou o Brasil, na segunda metade do século XX. Percebam que quebrar monopólios, particularmente do IRB e abertura do mercado segurador para poupança interna, nem é aventado por estes " iluminados". Eu nem sei o que dizer sobre o cinismo desta gente.
Pedro Malan, o maior entreguista do Brasil, seguido de Paulo Guedes
Os militares não deixaram "terra arrasada". Fizeram o possível pra não entregarem o país nas mãos dos larápios que viriam depois.
si foi gertulho que crio a petrobras 53 quando chego a crise do petroleo por que agente nao tinha o petrolho ?
Fácil, Getúlio Vargas criou as estatais para que fossem enxutas, ou seja, o lucro delas seria para investir nas próprias e que não fossem inchadas de funcionários, mas os militares mudaram isso td durante a ditadura, as estatais teriam que dar lucros e transformaram as estatais em cabides de emprego e isso perdura até hj, o que o governo arrecada, a maior parte e para a folha de pagamento do funcionalismo publico, e graças a isso que td quer fazer concurso.
@@ivisonrj a parte do funcionalismo que infla a folha é o cabide de emprego, não os concursados.
Porque a produção de petróleo da Petrobrás era insuficiente para suprir a demanda por consumo da população e dos setores econômicos (Sobre tudo a indústria),durante o milagre econômico do regime militar.
Quase acredito nas coisas que eles disseram...
Excelente trabalho , mas omite que João Figueredo foi o cara que deu inicio abertura democrática começou pela anistia.
Tem dois pontos de mentira, nunca houve um golpemilitar... os Militares tem atendido o clamor do povo que não suportava mais como nos dia de hoje.;
@@joaosilvaa1000 é correto chamar de golpe pq não cumpriu oque prometeu, e não pediu opinião ou qualquer tipo de consulta ao povo, se levarmos essa sua linha de pensamento a finco podemos dizer que em 1889 não foi um golpe e sim "revolução"
Eu olhando a dívida pública do Brasil em 2020 🤡
esses caras acabaram com o país
Descobri que eu já entrei em "default" hahahahaah.
ok
país fadado ao fracasso
somos um país de Policarpo Quaresma
Usar o orçamento familiar pra equiparar ao orçamento público é canalhice intelectual pura. A família não administra a taxa de juros que atualiza a sua divida, muito menos imprime a moeda que usa pra pagar.
Finalmente achei alguém comentando isso aqui! Sempre tem esses economistas neoliberais usando esse falso paralelo com o orçamento de uma família comum pra justificar arrochos e cortes, que sempre estouram na classe mais sofrida.
O juros que pagamos não é o juros nacional, inteligência rara.
Com essa técnica de misturar as entrevistas acabei não entendo nada. Ou será essa mesmo a intenção da produtora?
Tava ótimo até aparecer o Meireles e a "Jornalista" Míriam leitão no episódio 4. Mas mesmo assim, muita coisa de proveito.
A rejeição à Miriam Leitão eu até entendo, haja vista que ela não é economista nem exerceu cargo como tal, mas o Meirelles é um dos maiores expoentes da economia brasileira e participou ativamente da construção da nossa história econômica (excelentes capítulos, diga-se de passagem).
O Brasil ainda é péssimo em geração de dados. Temos dados mas na maioria das vezes são insuficientes e não se sabe nada. Se isso não é feito sempre um país executor e não planejador com ações de médio e longo prazos.
Será que não dava pra resolver essa crise comprando bicicletas? 🤔🤔
Uma pergunta que não quer falar: Nesta mesma época Korea ,Taiwan e Singapura decolaram para o time dos países desenvolvidos. Eles tem ZERO reservas de petróleo e matérias primas. O UK descobriu petróleo nesta época e não se deu muito bem nos anos oitenta. Não seria a crise do petróleo um tremendo bode expiatório para outros problemas????
O FMI, não endossou o Plano Real.
Quem seriam os golpistas que queriam a saída de Sarney quando ele foi presidente da República?
Somente medalhões da economia que nada fizeram ou deixaram de bom pra história do Brasil... muito triste ficar ouvindo a ladainha destes trastes... Não tem um que se salve... ave Maria!!!
Eles souberam foi encher o bolso
A redução de investimentos em educação, bem como em questões sociais, podem ser associadas as regulamentações do FMI.
Documentário muito bom, porém infelizmente vem a Mirian Leitão? no mesmo nível dos demais entrevistados. Quem foi Mirian leitão para o País? Para a economia brasileira? Vascilaram feio
E só postou mimimi de ter sido presa quando era uma terrorista perigosa.
Quem não riu no min 13.21? 🙈🤭
Só estragou a Miriam Leitão.
O resto excelentíssimo conhecedores.
Nossa cara, penso a mesma coisa, tmj!!
Como assim surpresa por ter que governar o Brasil "de repente"? Você não era o Vice, Sarney? Achou que Vice fazia o quê?
Afinal, pq o Tancredo escolheu logo o Sarney para ser vice?
país dos banqueiros e da gatunagem
e o povo na merda
Está história de ameaça de golpe contra Sarney NUNCA foi contada. Seria fantasia, para justificar as lambanças???
Oi, @Marcos Fontes. Esta história foi contada outras vezes, sim, por Sarney e por ministros presentes. Há, inclusive, textos deles e entrevistas gravadas...
Oloko quem é Miriam Leitão para a economia, como que ela apareceu ai kkkk slk tira essa mulher desse doc
O país não ter estatísticas de seus dados econômicos...? Que amadorismo !
Quando a família gasta mais do que ganha? Que comparação... Família não emite moeda...
Srta M.LeiT40 dizendo dos governos que deixou para o então presidente Sarney: “_terra arrasada”! De fato! Mas ela é turma “do bem” fariam diferente ao cenário apresentado naqueles anos? Ou o recorte da entrevista dela não obtivemos mais depoimentos!
Ele fez mal ao Brasil todo. Seu período na presidência foi desastroso
só tucanos. País de Policarpo Quaresma
No geral a série é boa por trazer "justificativas" dos players de ocasião mas no fim ninguém fala mal de ninguém além dos militares que não estão aí pra se defender. E dá-lhe keynesianismo e socialismo.
Tudo desculpa. O Brasil poderia ser melhor ainda a nossa moeda poderia valer mais.
Guerrilheira da ALN presa aos 19 anos, a gente sabe pq !
so incompetente no comando
algum psicopata da ANPEC tentando estudar de véspera aqui?kkk